Bitcoin é uma reserva de valor, muito melhor do que ouro

Desde que o Bitcoin experimentou um de seus maiores recuos em maio deste ano, os críticos mais uma vez usaram essa volatilidade para atacar o Bitcoin, dizendo que não é uma boa reserva de valor porque seu preço pode cair 40% em uma semana. Embora esse argumento pareça lógico à primeira vista, minha própria análise mais profunda produz um resultado bastante alarmante.

Para determinar se o Bitcoin é uma boa reserva de valor, o comparei com a reserva de valor reconhecida globalmente, o ouro, para ver se o Bitcoin está à altura da tarefa.

Para ver como o ouro e o Bitcoin se saíram ao longo do tempo, examinei os gráficos de longo prazo de ambos. O ouro começou a ser negociado livremente em 1971, depois que o dólar americano se desvinculou dele, então comecei a rastrear o ouro a partir de 1971, enquanto o Bitcoin nasceu no final de 2008.

Para dar uma avaliação justa do movimento de preços ao longo de um longo período de tempo, usei gráficos logarítmicos, como um gráfico logarítmico representa os movimentos percentuais, ao contrário de um gráfico de linha que não é adequado para análise de preço de longo prazo porque um gráfico de linha exagera movimentos numéricos absolutos à medida que um ativo aumenta de valor. Para ilustrar, um aumento de $1.000 no preço de um ativo de $100 é um movimento de 1.000%, enquanto o mesmo movimento de 1.000 quando o ativo é avaliado em $10.000 representa apenas um movimento de 10%. Um gráfico de linha atribui o mesmo significado a ambos os 1.000 casos quando, na realidade, os $1.000 no primeiro caso são na verdade muito mais significativos do que no segundo caso.

Tentei voltar o máximo que pude nos gráficos para obter o máximo de informações possível. A análise a seguir é o resultado que obtive.

Tabela de ouro de 1970 até o presente

grp21jun1 Bitcoin é uma reserva de valor, muito melhor do que ouro

Gráfico de Bitcoin desde 2012 até o momento

grp21jun2 Bitcoin é uma reserva de valor, muito melhor do que ouro

Você se surpreende que os dois gráficos são tão parecidos? Definitivamente me surpreendeu. Eu não esperava uma semelhança tão próxima quanto esta.

Ao examinar os dois gráficos, estas são as observações que fiz:

  1. Ambos os ativos seguem exatamente o mesmo curso, ambos subindo no mesmo caminho.
  2. O Bitcoin se move 5 vezes mais rápido que o ouro. Os movimentos que o ouro leva 10 anos para fazer, o Bitcoin faz em 2 anos. Portanto, o Bitcoin pode permitir que o investidor de longo prazo alcance seu objetivo de investimento em um quinto do tempo em comparação com o ouro. Na mesma linha, isso significa que os investidores em Bitcoin podem obter essas mesmas recompensas 5 vezes mais rápido em comparação com os investidores em ouro, ou que os investidores em Bitcoin obtêm 5 vezes o lucro em comparação com os investidores em ouro durante o mesmo período.
  3. O movimento do preço do ouro ao longo do tempo tem sido ainda mais volátil do que o do Bitcoin, pois as inclinações no gráfico do ouro são mais acentuadas do que as do Bitcoin. O ouro parece menos volátil do que o Bitcoin porque esses movimentos são espaçados por um longo período de tempo, enquanto o mesmo movimento é comprimido em duração 5 vezes mais rápido no Bitcoin. Bitcoin não é mais volátil do que ouro no longo prazo.

A partir das observações acima, chego à conclusão de que o Bitcoin realmente parece a melhor reserva de valor em comparação com o ouro. O Bitcoin traça seu curso mais rápido, permitindo que os detentores obtenham ganhos semelhantes em um quinto do tempo, o que é altamente significativo, pois, naturalmente, também significa que dentro do mesmo período de detenção, um investidor em Bitcoin obtém 5 vezes o lucro em comparação com o investidor em ouro .

A capacidade de um ativo de manter seu valor por um longo período de tempo é o principal fator determinante se um ativo é uma reserva de valor, visto que esse valor deve ser armazenado por gerações. Bitcoin mais do que satisfaz esta definição. Na verdade, de acordo com os gráficos, o Bitcoin não é apenas uma boa reserva de valor, é um excelente gerador de valor.

Além do que você já pode ver nos gráficos, o Bitcoin tem outra característica que o ouro não tem. O bitcoin pode permitir que os detentores gerem retornos de juros devido à disponibilidade de instrumentos cripto-monetários atualmente disponíveis para investidores em criptomoedas, mas não para investidores em ouro. Por exemplo, pode-se entrar em uma plataforma de empréstimo para emprestar seu Bitcoin e ganhar uma renda média com juros de 5% ao ano. Um investidor Bitcoin também pode usar seu Bitcoin para se juntar às plataformas DeFi para ganhar juros em outros ativos criptográficos. Pelo que eu sei, essas opções para gerar renda adicional, além da valorização do capital, não estão disponíveis para investidores em ouro. Em outras palavras, em comparação com o ouro, o investimento em Bitcoin abre mais oportunidades de juros para um investidor obter renda passiva adicional além do benefício da valorização do preço dos ativos.

Portanto, para mim, faz muito mais sentido investir em Bitcoin do que em ouro, pois há mais vantagens do que desvantagens. Se meu ativo pode aumentar 10 vezes seu valor em um ano, então estou perfeitamente de acordo com a correção de 50% nos próximos 3 meses. Posso olhar além da flutuação diária de preços, pois estou investindo a longo prazo, pois o preço sempre se recupera com o tempo.

Essas flutuações de preço de curto prazo podem, de fato, tornar o Bitcoin o ativo de investimento preferido entre os investidores com o tipo de perfil de traders, pois eles terão amplas oportunidades de lucrar ainda mais comprando na baixa e vendendo na alta, e então comprar de volta quando o preço reverte para abaixo de sua média de longo prazo.

Portanto, apesar do que ouvimos de especialistas em investimentos tradicionais que o Bitcoin é muito volátil e o ouro é uma reserva de valor melhor, um olhar mais profundo na história e nas oportunidades de ambos os ativos sugere o contrário. Bitcoin é uma reserva de valor muito melhor do que ouro.