Pense num cenário onde todas as blockchains estão conectadas umas com as outras, trocando informações e valores entre si. Porém, como isso aconteceria se as criptomoedas funcionam em diferentes plataformas? Além disso, onde a NULS entra com as suas soluções nesse caso? Vejamos.

Cross-chain: trocas entre cadeias e os seus benefícios

Traduzida do inglês, a expressão cross-chain quer dizer ‘cadeia cruzada’. O objetivo dessa tecnologia é basicamente otimizar a interoperabilidade, ou ‘comunicação’, entre as blockchains. 

Fato é que as redes blockchain funcionam de maneira isolada. A falta de comunicação entre as redes não permitia que os utilizadores se beneficiassem completamente desse recurso. É nesse momento que surge o cross-chain

Com o entendimento dessa tecnologia, torna-se possível compartilhar informações sem a necessidade de terceiros na transação, o que traz mais segurança aos seus utilizadores. Sendo assim, a NULS acertou em cheio ao apostar no desenvolvimento de soluções que abordassem o cross-chain. É o que discutimos a seguir.

Aliás, sabia que qualquer projeto no mercado pode se beneficiar do que a NULS oferece em conjunto com tal tecnologia?

NerveNetwork e NULS: o casamento perfeito

Sendo uma das soluções mais interessantes no que diz respeito à utilização da tecnologia cross-chain, a NerveNetwork aparece logo de cara quando pensamos em exemplos de utilização desse recurso.

A Nerve é uma rede descentralizada de serviços em ativos digitais e um protocolo blockchain de interações cross-chain baseado nos microsserviços da NULS e desenvolvida com a ChainBox, também da NULS. Ela tem o objetivo de estabelecer uma rede cross-chain de interação de ativos e provendo todo o suporte necessário para o ecossistema de aplicações Defi. A Nerve permite que todos os detentores de ativos digitais gozem de serviços de aplicações DeFi verdadeiramente seguros, gratuitos e transparentes.

E as vantagens não param por aí. Está se perguntando o porquê de outros projetos adotarem a utilização da NerveNetwork? Seguem alguns pontos-chave:

  • Ela abre o circuito fechado dos principais ativos digitais na blockchain, o que pode ser facilmente passado para várias blockchains no ecossistema NULS. Uma blockchain é como se fosse uma rede local. Ativos na cadeia só podem ser movimentados num loop fechado. As blockchains construídas com os módulos da NULS podem realizar tal circulação de ativos, desde que o módulo cross-chain seja corretamente configurado.
  • A NULS possui uma estrutura de microsserviços flexível e a Nerve é um complemento à ecologia blockchain da NULS. O seu design é muito mais simples do que o de outras soluções cross-chain porque ela não tenta se conectar a tudo ao mesmo tempo, nem tenta mesclar tudo. Por exemplo, o contrato inteligente é implementado na NULS e a Nerve não vai copiá-lo, pois ela consegue usar essa função na NULS. Dessa maneira, não temos uma blockchain ineficiente, mas a dividimos de forma a fazer o seu trabalho.
  • Baseada na tecnologia da NULS, a Nerve completou o desenvolvimento e implementação tecnológica de uma cross-chain homogénea e contratos de ativos em cross-chain heterogénea de ETH, enquanto outros projetos ainda estavam em desenvolvimento. Portanto, em termos de progresso técnico, a Nerve se orgulha de ostentar uma posição de liderança.

Dito isso, entendemos melhor todas as funções propostas pela NerveNetwork com respeito à funcionalidade cross-chain. Entretanto, há ainda outra solução fantástica oferecida pela NULS…

Nabox: uma verdadeira carteira DeFi Cross-Chain

A Nabox foi criada em 2018 simplesmente para ser uma carteira do ecossistema NULS cujo propósito inicial era enviar e receber tokens NULS.

No entanto, a NULS lançou a NerveNetwork, a qual agora forma a base das funções cross-chain da Nabox.

Visto que o termo ‘DeFi’ foi se tornando mais e mais popular, a visão da NULS se tornou cada vez mais evidente. Sentindo a demanda no mercado por uma carteira cross-chain, foi tomada a decisão de desmembrar a Nabox como um projeto individual a fim de ser possível a dedicação de recursos para um crescimento independente.

Vale a pena destacar algumas vantagens competitivas como:

  • Cross-chain num clique para trocas fáceis entre cadeias diferentes.
  • Funciona com ‘Wallet Connect’ e diversos DApps.
  • Identificador descentralizado para fins de gestão entre cadeias.

Como uma carteira cross-chain, a Nabox se esforça para obter compatibilidade com a maioria dos DApps existentes em várias cadeias, permitindo transferências e trocas perfeitas – proporcionando aos utilizadores uma experiência segura e eficiente.

Ainda quanto à arquitetura do produto, e sobre quais vantagens outros projetos podem observar na Nabox, podemos citar as suas camadas:

  • Camada de rede: Uma compilação do maior número de DApps entre diversas cadeias, incluindo Ethereum, BSC, Polygon, HECO, OKC, Tron, Avalanche, Harmony, KCC, Cronos, Arbitrum, Fantom, NULS e Nerve e outras por vir.
  • Camada de contratos: A Nabox se conecta a diversas cadeias públicas, criando um endereço aplicável para cada uma delas. Todas exigem apenas uma chave privada, o que permite transferências internas e, em simultâneo, alcançar funções cross-chain por meio dos recursos cross-chain da Nerve.
  • Camada de aplicações: Consiste em três principais módulos: transferência cross-chain, swap (ou ‘troca’) cross-chain e plugin DApp.

Conclusão

Tanto a NerveNetwork como a Nabox se posicionam como excelentes portas de entrada para aqueles que eventualmente não aproveitam plenamente as vantagens oferecidas pela tecnologia cross-chain. Isso é válido tanto para utilizadores como para projetos já consolidados no mercado. 

Um ponto positivo da nossa análise foi destacar a importância da NULS em ambos os projetos, nos dando a certeza de que o ecossistema NULS disponibiliza inúmeras soluções para otimizar e disseminar a utilização de recursos cross-chain.

E você? Já faz pleno uso de tudo que a NULS proporciona? 

A melhor forma de interagir com a NULS é se inteirar do projeto!

Para mais detalhes sobre a NULS, visite nuls.io e junte-se às conversas no Telegram ou Reddit. Certifique-se de seguir a NULS no Twitter para obter as últimas notícias e atualizações. Você também pode nos seguirem outras redes sociais como FacebookSteemit e GitHub.

NULS — Nada Torna a Blockchain Mais Fácil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui