NERVE.NETWORK
NERVE.NETWORK

Quais são os diferenciais da Nerve? Qual é a lógica do crescimento de seu token? O que esperar do DeFi? O desenvolvedor Berzeck é nosso convidado para uma entrevista detalhada sobre o projeto.

Atualmente, a Nerve é um projeto popular e inovador no mercado. Você poderia fazer uma apresentação dela primeiro? Existem muitos projetos cross-chain, portanto, quais as vantagens competitivas que a Nerve possui com relação aos outros?

Berzeck: A Nerve é uma rede de serviços em ativos digitais descentralizada. Ela é baseada no framework de microsserviços da NULS e utiliza a ChainBox, da mesma NULS para desenvolver e construir um protocolo blockchain de interação cross-chain e tem por objetivo estabelecer uma rede interoperável de interações de ativos cross-chain e prover suporte para o ecossistema de apliações Defi.

Com a Nerve, os detentores de tokens gozam de serviços Defi verdadeiramente transparentes. Assim, a Nerve network pode realizar a conexão entre vários sistemas blockchain fechados. Esse processo é igual ao de conectar múltiplas LANs em uma rede, por exemplo.

As vantagens da Nerve com relação a outros projetos cross-chain são basicamente as seguintes:

1. Baseada na tecnologia da NULS, a Nerve completou o desenvolvimento e implementação tecnológica de uma cross-chain homogênea e contratos de ativos em cross-chain heterogênea de ETH, enquanto outros projetos ainda estão em desenvolvimento. Portanto, em termos de progresso técnico, a Nerve já está em posição de liderança.

2. A NULS possui uma estrutura de microsserviços flexível. A Nerve é um complemento à ecologia blockchain da NULS. Seu design é muito mais simples do que o de outras soluções cross-chain porque ela não tenta se conectar a tudo ao mesmo tempo, nem tenta mesclar tudo. Por exemplo, o contrato inteligente é implementado na NULS e a Nerve não vai copiá-lo, pois ela consegue usar essa função na NULS. Dessa maneira, não temos uma blockchain ineficiente, mas a dividimos de forma a fazer o seu trabalho. Elas têm propósitos e tarefas específicos e podem complementar umas às outras no seu próprio ritmo. Não importa qual tecnologia seu projeto blockchain tenha agora: se ele não tiver a capacidade de se adaptar à novas tecnologias, seu fim será a sumir do mapa. Essa é a única verdade imutável no desenvolvimento tecnológico, especialmente no segmento blockchain!

3. A Nerve suportará NULS, ETH, BTC e outros ativos por meio de uma rede de staking.

4. A Nerve tem sua própria exchange descentralizada, a NerveDEX (NDEX). Ela também dá suporte para que outros projetos usem os módulos da Nerve para personalizar suas próprias DEX. Esse é um desenvolvimento da Nerve no campo de Defi.

Como um projeto ecológico da rede pública da NULS, que suporte e assistência a NULS oferece para o desenvolvimento e implementação da Nerve? Quais benefícios a Nerve pode trazer à NULS?

Berzeck: A Nerve Network nasceu na comunidade técnica da NULS. Logo, essa comunidade dá à Nerve muito suporte técnico, além de auxílio com desenvolvimento de negócios e construção ecológica.

O lançamento da Nerve significa que, no campo dos projetos cross-chain, a ecologia da NULS trará mais projetos e usuários para si. À medida que as aplicações Defi se tornam mais e mais abundantes, um enorme reservatório será formado.

O projeto multi-ativos da Nerve irá oferecer à NULS cenários de aplicação reais, os quais realmente aumentarão o valor da mesma. A Nerve também suporta a mineração comissionada da NULS. Como um projeto ecológico adotando a tecnologia da NULS, a Nerve naturalmente suportará a conexão com a NULS, portanto o ecossistema NULS será o primeiro a tirar proveito dos dividendos provenientes da Nerve.

Agora que os projetos DeFi tomaram muitas direções como empréstimos, trading e stablecoins, quais são os planos da Nerve com relação ao desenvolvimento específico da direção de seu próprio ecossistema DeFi? O que acha dos futuros desenvolvimentos no campo DeFi?

Berzeck: O próprio posicionamento de produto da Nerve inclui desenvolvimentos no campo Defi. O ativo da Nerve, token NVT, pode participar na mineração de staking – o que é uma grande inovação da Nerve nos campos cross-chain e Defi.

Em segundo lugar, a Nerve é desenvolvida baseada na arquitetura de microsserviços da NULS e oferece suporte para que outros projetos usem os módulos da Nerve para customizarem suas próprias DEX. Dessa forma, uma rápida personalização pode ser feita por um custo muito baixo. No futuro, a DEX – que é comparável à exchanges centralizadas – pode aparecer em breve.

Por último, a Nerve pode conectar vários projetos blockchain de maneira simples, econômica e eficiente. Há inclusive planos de integrar outros projetos reconhecidos. Já quanto ao futuro do Defi, eu diria que ele está aí para construir um sistema financeiro descentralizado, a fim de alcançar uma popularização a nível mundial de ativos digitais e aplicações Defi.

Recentemente, muitas aplicações DeFi foram atacadas por hackers. Que tipo de problemas o mercado DeFi reflete? A Nerve pode evitar tais problemas?

Berzeck: A maioria dos apps Defi são desenvolvidos por meio de contratos inteligentes e a segurança e eficiência de aplicações rodando em contratos inteligentes não são tão boas quanto as de programas que são codificados diretamente na base.

A Nerve não tem um contrato inteligente e o protocolo de troca de ativos é suportado na cadeia. Esse protocolo é suportado diretamente na camada base da Nerve network, o qual é conjuntamente mantido por bancos virtuais e nós de consenso. O risco de segurança sistêmico é muito menor do que o de aplicações Defi desenvolvidas por contratos inteligentes.

Na Nerve Network, assim como em outras blockchains, os ativos dos usuários estarão sempre a salvo, contanto que eles mantenham controle de suas chaves privadas.

A Nerve adota o mecanismo de consenso POCBFT. Quais são as vantagens singulares dele?

Berzeck: A Nerve usa o mecanismo POCBFT, que representa uma bela inovação. POC se refere à Proof of Credit (prova de crédito), que é o mecanismo de consenso utilizado pela NULS. BFT se refere à tolerância de falha Bizantina.

Como sugerido pelo nome, POCBFT é o resultado da combinação entre POC e BFT, feita pelo time de desenvolvimento da Nerve. O POC é um mecanismo de consenso derivado do DPOS, o qual pode realizar a rotação de bloco para manter justiça e eficiência. Ele também tem um mecanismo embutido para punir nós que se comportem inapropriadamente.

Ao mesmo tempo, todos os holders também podem participar no staking para ganhar incentivos de consenso. É evidente que a combinação entre POC e BFT não só possibilita que a Nerve herde as vantagens do mecanismo POC da NULS mas também faz com que tenha uma melhora significativa em seu desempenho.

Qual é o modelo econômico presente no ecossistema da Nerve? Qual é a lógica por trás da valorização do token NVT?

Berzeck: A quantidade máxima de tokens NVT emitidos é de 2.1 bilhões, com uma emissão inicial de 1.1 bilhão e mais 1 bilhão sendo produzido através de nós de consenso e bancos virtuais.

A distribuição da emissão inicial tem um máximo de 310 milhões de tokens em circulação no início. Para a fundação, 200 milhões de tokens serão permanentemente travados em um banco virtual para garantir a operação segura da rede e de ativos on-chain. 400 milhões serão liberados de maneira linear a cada mês depois que a mainnet estiver online por 20 meses subsequentes.

A lógica para valorização se apoia nos seguintes pontos:

  • Taxas de abastecimento: taxas de estabelecimento cross-chain e taxas de transferência;
  • Governança On-chain: direitos de voto no projeto Nerve e em ferramentas de governança on-chain;
  • DEX: Destruição da recompra de taxas de transação da exchange descentralizada e da taxa de ativos criada pela exchange descentralizada;
  • Nós: depósitos como garantia criados pelos nós;
  • Staking: mineração multi-chain com melhora na receita dos investidores e, dessa forma, trazendo redução na taxa de circulação.

Sabendo que existem 1 bilhão de tokens NVT gerados através de nós de consenso e bancos virtuais, como podemos nos tornar nós na Nerve network para obter ganhos pela mineração?

Berzeck: Os principais nós de rede da Nerve são divididos em três tipos: ordinários, de consenso e bancos virtuais. Os nós ordinários são responsáveis por coletar as transações, verificar blocos e oferecer serviços para aplicações. Esses nós vão alocar incentivos de consenso com base na proporção dos ativos dados como garantia em toda a rede.

Os nós de consenso cuidam da manutenção da blockchain. Depósitos como garantia são requeridos para criá-los. O número de nós de consenso na mainnet da Nerve está limitado em 35 e a mainnet selecionará 35 nós com as maiores margens para se tornarem nós de consenso.

Os bancos virtuais são responsáveis pela manutenção dos ativos cross-chain, incluindo a criação e gerenciamento de contas multi-assinatura ou contratos inteligentes para cadeias paralelas, bem como criação e transmissão de transações de transferência de ativos, etc. O banco virtual é selecionado a partir dos nós de consenso e o padrão é de 15 nós de consenso.

O peso da receita do banco virtual é maior do que o do nó de consenso. Se você deseja ser um nó da Nerve, precisa ter ao menos 200.000 NVT. Se o número de ativos dados como garantia em seus nós fique entre os 35 maiores de toda a rede, então você poderá ser um nó de consenso. Se alcançar o top 15, você será então um banco virtual, com mais ganhos.

Durante o desenvolvimento do projeto Nerve você deve ter vivido algumas dificuldades. Qual você acha que foi a maior e como a superou?

Berzeck: No desenvolvimento da Nerve Network tivemos algumas dificuldades técnicas como taxa de confirmação de trade mais rápida, consistência entre cadeias homogêneas e heterogêneas, etc. Felizmente, a equipe acumulou bastante experiência para desenvolver um plano de projeto em pouquíssimo tempo a fim de avançar.

Quanto à operação, a comunidade é a base para o bom desenvolvimento da ecologia do projeto. Com o suporte e promoção da comunidade da NULS, a Nerve Network tem sido citada pela mídia especializada desde quando foi concebida sua ideia.

Graças ao contínuo apoio da comunidade NULS, a Nerve fez um anúncio para recompensar holders da NULS com um airdrop na proporção de 10 NULS para 1NVT, o qual foi suportado por grandes plataformas como OKEx, Bibox, Bitmart, entre outras.

A Nerve deu início à fase open beta há algum tempo. Pode falar um pouco sobre essa fase? Pode dar também mais detalhes sobre o desenvolvimento no roadmap da Nerve?

Berzeck: Recebemos formulários de mais de 300 pessoas de todo o mundo, as quais participaram nessa fase após receberem moedas de teste. No intuito de garantir a estabilidade e segurança da mainnet da Nerve, esses membros realizaram repetidos testes sistêmicos de fadiga e funcionalidade, além de terem dado grande contribuição ao recente lançamento da mainnet, como planejado.

Atualmente, estamos convidando grandes plataformas e instituições para serem bancos virtuais. No terceiro quarto do ano lançaremos a DEX, bem como a light wallet. Por volta dessa época, estaremos trabalhando duro para conectar mais blockchains à utilização da Nerve.

Em um futuro breve, os usuários da Nerve poderão ter acesso a vários ativos e cadeias paralelas da NULS, sem contar que temos planos de adicionar mais blockchains famosas.

Todos estão meio que preocupados com a questão das exchanges. Pode dizer seus planos para listagens? Que ideias e ações específicas serão postas em prática na segunda metade deste ano?

Berzeck: Em primeiro lugar, não estamos com pressa de conseguir listagens em muitas exchanges, devido à visão da Nerve Network em fazer a blockchain voltar à sua essência, suportando o trading de ativos na camada base – tirando o fato de que a NerveDex também será lançada logo. Nosso foco principal agora é nela, pela qual os usuários poderão facilmente e de forma segura trocar ativos na blockchain.

Se houver exchanges com o desejo de se juntar ao ecossistema da Nerve, iremos dar as boas-vindas a estas e sugerir que participem como bancos virtuais no projeto Nerve.

Para mais informações e atualizações sobre a Nerve Network visite http://nerve.network/
Siga-nos no Twitter: @nerve_network

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui