Em junho de 2019, o Berzeck, um developer do NTC da NULS, apresentou uma proposta NULS que estabelecia um fornecimento máximo para as moedas NULS. A proposta foi aceite por 97,23% dos eleitores da comunidade. Hoje, o Berzeck é o diretor ocidental da NULS.

Antes da proposta do Berzeck, a NULS criava 5 milhões de novas NULS por ano. As novas NULS criadas eram recompensadas aos nodes de consenso NULS e às pessoas que faziam stake nos nodes de consenso. A proposta fez com que os tokens NULS criados todos os meses diminuíssem 0,41% até o fornecimento total atingir 210 milhões de NULS. Nessa altura, não haverá mais nenhuma nova NULS criada. O primeiro decréscimo mensal ocorreu a 12 de julho de 2020. O fornecimento total atingirá 210 milhões de NULS em julho de 2064.

 

Porque foi necessário limitar o fornecimento total de NULS?

Inicialmente, a NULS foi concebida para criar 5 milhões de novas NULS anualmente (aproximadamente 416.667 mensalmente), sem limite de fornecimento. Considerando o bem-estar a longo prazo da NULS, a inflação contínua e o aumento infinito da oferta são o oposto do desenvolvimento sustentável e do crescimento do valor orgânico. Assim, o Berzeck propôs limitar o fornecimento total a 210 milhões.

A proposta descreveu um mecanismo combinado de inflação e deflação para a moeda NULS. As NULS criadas mensalmente para os nodes de consenso, serão reduzidas gradualmente até se atingir a oferta total de 210 milhões. Nessa altura, não haverá mais NULS criadas. A inflação são as NULS criadas mensalmente, reduzidas pela deflação que é a redução mensal composta de 0,41%. (Ver Figura 1). Dado que as recompensas atribuídas aos nodes do consenso são as NULS criadas para esse mês reduzidas pela deflação, as recompensas para os nodes do consenso diminuem todos os meses.

Note-se que se trata de um fenómeno gradual. Não há necessidade de entrar em pânico ou repensar os seus planos de investimento atuais. Até 2036, o montante do consenso será ½ de 416.667!

Reduzindo a quantidade de recompensas do consenso aos Nodes, todos os meses

O mecanismo de deflação NULS foi incorporado no código da NULS 2.0 sendo ativado a 12 de julho de 2020. A partir de 12 de julho de 2020, as recompensas do consenso são reduzidas todos os meses.

Aqui está a redução gradual das recompensas mensais do consenso. São necessários 64 anos para que a NULS aumente de 110.000.000 NULS para 210.000.000 NULS, reduzindo em 0,0041% o número de NULS criadas todos os meses.

Porque não candidatar-se à implementação do Halving da Bitcoin?

A implementação do Halving da Bitcoin é: “Após cada 210.000 blocos minados, ou aproximadamente de quatro em quatro anos, a recompensa de blocos dada aos mineradores Bitcoin pelo processamento de transações é reduzida para metade. Este evento é referido como halving, porque reduz para metade a taxa a que as novas bitcoins são lançadas em circulação”. (https://www.investopedia.com/bitcoin-halving-4843769)

Por que não utilizar a implementação do Halving da Bitcoin? De tempos a tempos recebemos esta pergunta da nossa comunidade. Existem razões económicas e de segurança pelas quais a implementação da Bitcoin não é utilizada na NULS.

  • Motivos Económicos do Token

As recompensas que os mineradores recebem são baseadas no mecanismo POW, Proof of Work. Os mineradores que querem participar na mineração de BTC investem em máquinas de mineração caras. Como as recompensas Bitcoin são reduzidas para metade, de repente os mineradores competem por recompensas 50% menores, enquanto o seu custo total de exploração permanece o mesmo. Os mineradores descobrem que estão a ganhar menos, mas continuam a fazê-lo devido ao seu investimento financeiro.

A NULS suporta POS, Proof of Stake, que é uma diminuição gradual das recompensas. No entanto, se a NULS reduzir para metade as recompensas, de repente o incentivo do consensus será 50% menos. Quando os mineradores POW pagaram um custo elevado pelo seu equipamento de mineração e permanecem ligados ao POW devido ao seu investimento em mineração, os mineradores POS pagaram menos pelo seu servidor, uma vez que os mineradores POS não competem pelas recompensas através da resolução de um problema. Em vez disso, os mineradores de POS mantêm um bom crédito e esperam pela sua vez para receber as recompensas. (Esta é uma explicação simplificada).

  • Motivos de Segurança

De uma perspetiva de ciber-segurança, o modelo de redução para metade não se adequa ao NULS POS. Se as atuais recompensas do consenso NULS se mantiverem em 5 milhões de NULS por ano, a taxa de staking no consenso (NULS em stake nos nodes de consenso versus total de NULS disponíveis) é mantida em ~56% e a APR do stake seria mantida em ~10%.

Na situação de redução para metade, os nodes do consenso e os seus stakers estariam subitamente a ganhar 50% do que ganhavam originalmente. Para restaurar a APR, 50% dos atuais nodes do consenso seriam dissolvidos e os proprietários dos nodes procurariam melhores oportunidades. Com menos 50% dos nodes, a relação de staking no consenso seria de 23%, ou seja, NULS em stake nos nodes de consenso versus NULS totais disponíveis.

Quando a redução para metade voltasse a ocorrer, o rácio de staking no consenso seria reduzido para ~11,5%. Isso significa que 89,5% da oferta atual de NULS estará disponível. Dado que o custo mínimo para criar um node de consenso é de 220.000 NULS, é possível que sejam criados nodes de consenso adicionais para posicionar a NULS para um ataque de 51%. A rede NULS fica, então, comprometida.

Note-se que este é um cenário potencial, não um facto. Este cenário ocorre porque as recompensas do consenso são reduzidas para metade de repente, em vez de serem reduzidas gradualmente como é feito na NULS.

Esta consequência discutida aplica-se em cada blockchain POS onde uma redução súbita para metade provocará uma queda da APR, afetando assim o rácio de stake, e expondo assim toda a blockchain. Do ponto de vista da segurança, o modelo de halving não se aplica à blockchain POS.

 

Resumo

Para manter a estabilidade da blockchain NULS e o bem-estar de todos os holders de NULS, o fornecimento total está fixo em 210.000.000. Os benefícios são:

  • Reduz significativamente a inflação da NULS.
  • Diminui os riscos para a própria rede
  • Aumenta as potenciais recompensas para os donos de nodes do consenso e os holders de NULS.

 

A porta da comunidade NULS está sempre aberta a programadores e colaboradores de todo o mundo. Aqui estamos juntos para criar coisas valiosas, para tornar a blockchain mais fácil, para tornar a blockchain mais acessível a todos. Acreditamos que a blockchain irá moldar o mundo de uma forma que nunca vimos antes!

A melhor forma de interagir com a NULS é se inteirar do projeto!

Para mais detalhes sobre a NULS, visite nuls.io e junte-se às conversas no Telegram ou Reddit. Certifique-se de seguir a NULS no Twitter para obter as últimas notícias e atualizações. Você também pode nos seguirem outras redes sociais como FacebookSteemit e GitHub.

NULS — Nada Torna a Blockchain Mais Fácil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui