Novo produto pretende solucionar a tão discutida questão de escalabilidade da atual lightning Network do BTC, bem como questões de altas taxas e congestionamento de rede.

Antes de entrarmos nos méritos da NerveNetwork, precisamos recordar que o tão aguardado halving do Bitcoin aconteceu no dia 11 de maio de 2020. Depois do evento, a recompensa de mineração caiu de 12.5 para 6.25 BTC por bloco gerado. Isso teve um efeito imediato na redução de ganhos dos mineradores e fez com que o hashrate da rede caísse drasticamente. Dados da semana entre os dias 11 e 17 de maio mostram que o hashrate do Bitcoin caiu cerca de 38%, desde os 137.5 exahashes – uma medida de poder computacional – para 85.8 exahashes por segundo.

Essa queda acentuada em poder computacional levantou preocupações quanto à performance do Bitcoin, além de problemas de congestionamento relacionados à diminuição na velocidade dos blocos, com o Bitcoin gerando somente um bloco a cada 14 minutos.

Congestionamento na rede: O primeiro desafio

A questão do congestionamento na rede irá refletir taxas infladas de serviços e afetar a experiência de trading para os usuários – desafiando a viabilidade no uso do Bitcoin para várias micro transações.

No momento, a rede do Bitcoin consegue processar apenas 7 transações por segundo. As deficiências na escalabilidade do Bitcoin têm sido debatidas há algum tempo, com o consenso geral sendo o de que à medida que a frequência de congestão aumenta devido a baixas velocidades em processamentos de transações e a uma maior base de usuários – a escalabilidade simplesmente ficará inviável.

O outro lado deste problema é o congestionamento de efeito direto que isso imprime nos mineradores. Como sabemos, o consenso PoW do Bitcoin depende do poder computacional corrente dos mineradores. Apesar disso, sempre que ocorre um congestionamento, os mineradores devem pagar taxas mais altas para confirmar as transações mais rapidamente. A soma entre congestionamento e altas taxas de serviço pode ter sido algo até gerenciável para um cenário de uso de baixa frequência, o que muda com o Bitcoin perseguindo uma maior adoção. Para dar uma ideia melhor disso, no exemplo de uma transação pequena e de alta frequência – a realidade atual – o congestionamento na rede do Bitcoin se torna uma barreira intransponível rumo à amplas adoção e usabilidade.

No intuito de resolver essa questão do congestionamento, desenvolvedores propuseram muitas soluções, nenhuma delas sendo mais proeminente do que a Lightning Network.

Veja também: NULS se conectará a Bitcoin e Ethereum com sua Rede Nerve

Lightning Network aparece como eventual salvadora

Lightning Network é um protocolo de segunda camada construído em cima da rede do Bitcoin. Seu papel é desenvolver diversos canais de pagamento para habilitar transações rápidas aos nós participantes.

Lightning Network trata a rede do Bitcoin como um banco, onde ela atua como uma aplicação de processamento de pagamentos e transações como Alipay, WeChat Pay ou PayPal.

Se prosseguirmos na ideia da Lightning sendo uma espécie de “Alipay” para o Bitcoin, descobriremos que as transações entre você e o mercado só serão registradas dentro da Lightning Network. Ou seja, elas não serão diretamente submetidas ao “banco”, ou nesse caso à rede do Bitcoin, até que todas as suas transações estejam finalizadas e você tenha escolhido fechar o canal de transação. A Lightning Network irá então submeter os resultados finais de suas transações pela rede do Bitcoin.

A aparição da Lightning Network é boa nesse sentido pois facilita pagamentos instantâneos e reduz as taxas de transação para o Bitcoin.

Entretanto, devido a Lightning Network ter sido duramente criticada por muitos por aparentemente desviar-se da intenção original do Bitcoin, um veículo de pagamentos P2P totalmente descentralizado, ela vai em direção a um canal de transação fechado ou centralizado entre duas partes.

Veja também: A NULS também terá seu próprio ‘halving’ e será inovador

NerveNetwork: construindo uma “lightning network” cross-chain do Bitcoin

A tecnologia cross-chain fez muito progresso desde que foi conceitualizada pela primeira vez por projetos como a Lightning Network. A NerveNetwork, uma estrela em ascensão da tecnologia cross-chain, a qual irá lançar airdrops em breve, tem desenvolvido uma tecnologia cross-chain para o Bitcoin já por algum tempo. Seu projeto único tem o potencial de se tornar uma cross-chain do Bitcoin semelhante à Lightning Network, entregando verdadeira inovação e inspirando o desenvolvimento de novas aplicações que podem revitalizar a utilidade do Bitcoin.

A NerveNetwork aposta em uma tecnologia rápida, conveniente e estável. Fonte: nerve.network.

A NerveNetwork adota o protocolo POCBFT, um mecanismo de consenso para inovações independentes.

POC se refere à Prova de Crédito (Proof of Credit), o que é a abreviação de mecanismo de consenso de crédito e o mesmo é usado pela Fundação NULS. BFT se refere à Tolerância a Falhas Bizantinas. Como implicado pela sigla, o POCBFT é um produto da combinação entre POC e BFT, feito pela equipe de desenvolvimento da NerveNetwork.

O POC, conforme adotado pela NULS, tem duplas características de DPOS (Delegated Proof of Stake) e POS (Proof of Stake). A NULS não apenas diminui o consumo de energia mas também possui desempenho otimizado. A adição do BFT, de acordo com informações de teste divulgadas pela NerveNetwork, irá melhorar sua performance para alcançar uma velocidade de bloco de cerca de 1 a 3 segundos.

Veja também: Como a NULS vem se firmando no mercado brasileiro

Disposição dos nós na rede da NerveNetwork

Além das vantagens desse mecanismo de consenso, os principais nós na rede da NerveNetwork são divididos em três classes: nós comuns, nós de consenso e bancos virtuais.

Na NerveNetwork, os 35 indivíduos com o maior depósito serão os nós de consenso e os 15 maiores dentre esses, também com os maiores depósitos, se tornarão os bancos virtuais. Os nós restantes serão os comuns para prover suporte à aplicações e transações.

A arquitetura de classes de nodes da NerveNetwork não somente garante que toda a rede esteja em seu máximo de desempenho mas também assegura que a mesma conta com boas características de descentralização.

Além disso, a NerveNetwork adota a arquitetura de microsserviços da NULS para desenvolvimento e possui alta escalabilidade. Usar a NerveNetwork pode sem dúvidas acelerar o desenvolvimento das aplicações.

Isso torna a NerveNetwork uma solução Lightning Network e cross-chain que pode solucionar o problema de centralização envolvendo a atual Lightning Network. A NerveNetwork conecta a NULS com outras cadeias paralelas da própria NULS através de sua rede, compartilhando sua funcionalidade de contratos inteligentes e alavancando as aplicações DeFi do Bitcoin e do Ethereum.

Contando com cross-chain heterogênea, uma nova e inteligente lightning network, protocolo cross-chain universal e infraestrutura para DeFi, a NerveNetwork busca seu espaço. Fonte: nerve.network.

O surgimento da NerveNetwork revigorará todos os holders de Bitcoin e será a inspiração para novos desenvolvimentos!

Junta-te às nossas redes sociais e descobre mais sobre a Nerve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui