Este artigo resume algumas características que tornam a NULS única e a razão pela qual a NULS é uma das melhores blockchains posicionadas para maximizar o potencial da nova tendência DeFi. O token NULS é talvez o único ativo com um modelo deflacionário com multi-rewards inflacionários. Por outras palavras, à medida que o número de recompensas NULS disponibilizadas diminui mensalmente, outras recompensas altamente valorizadas aumentam.

Ser um bem deflacionário é uma forma natural de aumentar a procura no tempo, devido à escassez. O aumento do valor da Bitcoin é um exemplo espetacular disto. No entanto, o problema com este modelo é que quanto mais próximo está da oferta máxima, mais baixas são as recompensas para os seus participantes. Vamos chamar a isto o dilema escassez vs. recompensas e explicar como é que isto é resolvido no ecossistema NULS.

As três primeiras secções são introdutórias e dão um contexto útil para compreender as duas últimas secções.

1# O que é a NULS?

A NULS é uma plataforma de smart contracts concebida utilizando uma arquitetura de micro serviço, “única em cripto”, que lhe permite adaptar-se e evoluir mais rapidamente do que a concorrência. Permite aos programadores escrever módulos em qualquer língua que queiram. De facto, a NULS e a Nerve (mais sobre isto mais tarde) são escritas em C++ e Java.

Devido à sua arquitetura altamente flexível, oferece características interessantes aos criadores, parceiros e outros tipos de participantes na indústria.

2# Mecanismo de Consenso – PoC

Os nodes de consenso da NULS processam cada bloco recém-criado. A NULS utiliza um mecanismo derivado do DPoS chamado PoC (Proof Of Credit) que permite que os nodes mal comportados sejam “punidos” por uma redução do crédito do node. O mau comportamento inclui tentar duplicar os gastos, não processar blocos a tempo, blocos mal formados, etc.

Em circunstâncias normais, cada node tem associado um valor de crédito de “1”. Um crédito reduzido tem impacto nas recompensas de ganho do node. Por exemplo, se um node comete uma infração, o seu crédito é reduzido num pequeno montante, normalmente 0,02. O node e os seus stakers recebem menos NULS por essa rodada. Se um node atingir crédito zero ou menos, não recebe nenhuma recompensa até recuperar a confiança da rede.

Se um node atingir uma pontuação de crédito de -1 é expulso da rede, o que o torna incapaz de processar transações. Neste momento, os stakers recuperam imediatamente as suas NULS. No entanto, o proprietário do node deve esperar três meses para recuperar as suas NULS.

Por exemplo, se um node não puder processar um bloco cinco vezes seguidas, o seu crédito é reduzido para 0,9 (1-0,02 x 5 = 0,9). O proprietário do node e os stakers receberão 90% das recompensas ganhas.

O PoC é uma característica que outras blockchains estão a trabalhar para implementar.

Um destaque importante do PoC é a redução do crédito do node de consenso não põe em perigo o stake original, apenas as recompensas obtidas. Os stakers podem facilmente trocar de um node para outro sem o stress de possivelmente perderem o seu stake parcial ou totalmente.

Um node pode ser criado para pagar por serviços oferecidos. Neste momento, alguns developers e um influenciador do YouTube estão a usufruir dos benefícios deste mecanismo. Qualquer pessoa pode fazer uma proposta para criar um node para os serviços oferecidos – a comunidade vota as propostas aceites.

Outra característica de bónus do PoC é quando se regista um node de consenso, o endereço das recompensas pode ser alterado para outro, tornando-o adequado para ter acordos com os participantes, para que estes recebam recompensas constantemente pelo seu trabalho.

A NULS tem um limite máximo de 210.000.000 NULS seguindo um método de desinflação suave descrito em detalhe aqui: Novo modelo de inflação NULS

Atualmente, cerca de 56% das NULS estão mintadas.

3# Capacidade Cross-Chain – Bem-vinda NerveNetwork

A maioria dos analistas profissionais no mundo cripto, considera a capacidade cross-chain como a característica mais importante para que um projeto sobreviva e se mantenha relevante.

Para enfrentar o desafio, construímos uma nova blockchain, chamada Nerve que tem a capacidade cross-chain, entre as blockchains suportadas pela Nerve. Mais de uma centena de ativos são atualmente suportados entre 13 blockchains, incluindo Ethereum, BSC, Avalanche, Huobi, Heco, Polygon, Harmony, Fantom, Arbitrum, OEC, NULS e Nerve.

Em vez de desenvolvermos uma única blockchain NULS gorda e inchada, que tenta fazer tudo sozinha, dividimos a NULS em duas blockchains com objetivos, requisitos e ritmo de desenvolvimento diferentes. Tanto a NULS como a Nerve têm a mesma arquitetura de micro-serviço e as mesmas ferramentas de desenvolvimento interno.

A Nerve oferece 2000+ TPS (Transações por Segundo), com blocos processados a cada dois segundos. Uma transação é considerada segura quando o bloco que contém a transação é processado e o processamento do bloco seguinte está completo. A isto chama-se 1 -confirmação.

A Nerve não tem um smart contract engine. É para isso que a NULS é utilizada.

Para ser chamada uma verdadeira blockchain DeFi, é necessário ter um alto desempenho, confirmação de um bloco e suporte de múltiplas cadeias e muitos ativos cross-chain.

Uma decisão pragmática que acompanha uma das nossas maiores características até agora: a nossa imensa capacidade de evoluir rapidamente.

4# Vamos falar de DeFi: SCO (Staked Coin Output)

Graças às características elencadas, desenvolvemos a plataforma SCO. Esta plataforma é para os nossos parceiros com um projeto blockchain. A plataforma permite aos parceiros comprometer uma pequena parte dos seus tokens, distribuídos num intervalo pré-definido de quatro a cinco anos aos stakers interessados. Os tokens do projeto são cruzados desde a sua blockchain nativa para a blockchain NULS através da Nerve.

Os holders de NULS (doravante Holders) participam nos projetos em que estão interessados, e recebem os tokens do projeto em quantidades muito pequenas a cada 10 segundos. Esta característica obriga os stakers a acumularem em vez do típico dump visto noutros mecanismos de distribuição, como airdrops.

Este mecanismo é gerido por um smart contract chamado PoCM. Por baixo, o contrato faz stake das NULS em stake do Holder na blockchain e as recompensas geradas irão para o endereço do projeto.

A maior diferença é que as recompensas dadas aos projetos são mintadas diretamente da blockchain, seguindo as regras padrão staking. Isto permite o SCO escalar indefinidamente, apoiando projetos durante o tempo necessário. Não requer qualquer TVL, Total Value Locked, para continuar a ser uma plataforma viável. Parece que a NULS nasceu com a capacidade natural de farmar organicamente.

As NULS colocadas em stake pelos holders são protegidas pelo smart contract PoCM, pelo que, independentemente do que aconteça com os projetos, os holders nunca arriscam a sua participação original e podem retirar-se a qualquer momento.

Este mecanismo conceptualmente simples tem resultados interessantes. Para começar, os holders de NULS torcer pelos nossos parceiros SCO porque é do interesse direto dos holders que o preço dos seus tokens do projeto aumente, assim recebem mais valor pelo mesmo número de NULS em stake. Por sua vez, os parceiros irão torcer pela NULS porque é do interesse direto dos parceiros que a procura pela NULS aumente, então eles também recebem mais valor pelo mesmo número de tokens NULS em stake. Este mecanismo impõe um ecossistema cooperativo em vez de um ecossistema competitivo. Observamos e tweetamos parcerias, colaborações, atividades, etc. da Plataforma SCO, o que é uma prova de um ecossistema cooperativo.

Os parceiros podem tirar partido da nossa tecnologia cross-chain, permitindo que os seus tokens saltem entre blockchains sem problemas, através da Nerve, aumentando exponencialmente a sua base de utilizadores potenciais. Isto é muito importante porque podem concentrar os seus recursos na construção das vantagens competitivas do seu produto, em vez de se preocuparem com o código da infra-estrutura.

A Fundação NULS não depende do rendimento da bridge para sobreviver. Por conseguinte, o custo de implantação é extremamente baixo em relação à concorrência. De facto, a poupança de custos é quase suficiente para pagar a taxa simbólica de criação de contratos nas blockchains suportadas, tornando a Nerve e o ecossistema extremamente competitivos.

Os parceiros da NULS desfrutam das ferramentas mais proeminentes do ecossistema. A carteira Nabox é um Chrome plugin semelhante à Metamask que incorpora características como transações cross-chain. A Nulswap (a ser lançada em breve) oferece a criação gratuita de pools DeFi. A Bridge dApp está disponível para a Nabox, Metamask e outras carteiras.

Em resumo, os parceiros SCO desfrutam da exposição a um número continuamente crescente de blockchains ligadas ao seu ecossistema, de um grande portfolio de ferramentas e oportunidades e NULS pagas a eles através da Plataforma SCO.

5# Modelo de rewards multi-asset

Atingimos o objetivo deste artigo: Como podem os holders de NULS usufruir de um modelo de recompensas inflacionário enquanto fazem stake num ativo deflacionário com um limite máximo de oferta?

Cada projeto SCO distribui tokens a taxas constantes, o que implica que quanto menos tokens NULS forem stakados num projeto, mais tokens cada holder de NULS recebe.

Nota, prevemos que o total global de NULS em stake na Plataforma SCO continuará a aumentar. Contudo, o número de projetos que aderirão à plataforma aumentará a uma taxa muito mais elevada. Isto é baseado na observação histórica discutida no parágrafo seguinte.

No início de 2021, o número de projetos SCO era de aproximadamente dez, com aproximadamente 5.000.000 de NULS em stake na Plataforma SCO. Isto indica que os holders de NULS estavam a fazer stake em média 500.000 NULS por projeto. No início de 2022, um ano mais tarde, existem cerca de 50 projetos e cerca de 6.300.000 milhões de NULS em stake. Com um aumento de 5X em projetos, a média de NULS em stake num projeto é de 126.000 NULS por projeto. Cada detentor recebe mais tokens à medida que o montante de NULS em stake diminui. À medida que aumenta o número de projetos que aderem à Plataforma SCO, aumenta o número de tokens recebidos por cada NULS em stake. À medida que aumenta o número de tokens por NULS, aumenta a procura de tokens NULS. A relação pode escalar indefinidamente, e não se pode esperar que nenhum limite rígido interrompa esta tendência ascendente.

As pessoas podem argumentar que nem todas os tokens recebidos são úteis. Isto é correto, muitos projetos podem falhar por várias razões, e os seus tokens não terão valor. O número de projetos que fracassam tem impacto na inclinação da tendência. No entanto, a tendência em si permanece intacta. O pressuposto de que cada projeto que entra na Plataforma SCO tem alguma probabilidade de ser bem sucedido é o único pressuposto necessário para que o modelo funcione.

O modelo NULS representa uma situação de ganho mútuo para todas as partes envolvidas:

  • Os holders ganham porque as suas NULS estão a ficar cada vez mais escassas e podem ganhar tokens de projetos sem arriscar a sua participação inicial.
  • Os projetos ganham porque oferecemos bridges e ferramentas que aumentam exponencialmente a sua capacidade de procurar mais investidores, reduzindo ao mesmo tempo a carga de custos da implementação de capacidades cross-chain. Naturalmente, o projeto recebe as recompensas NULS do stake.
  • A NULS ganha porque quanto mais os holders de tokens do projeto ganharem, mais a procura de tokens do projeto aumenta. Isto atrai mais parceiros, dando mais valor aos holders, o circuito fecha e continua indefinidamente.

A NULS é o único projeto que pode DeFy [Desafiar] (trocadilho pretendido) o dilema Scarcity vs. Rewards.

A melhor forma de interagir com a NULS é se inteirar do projeto!

Para mais detalhes sobre a NULS, visite nuls.io e junte-se às conversas no Telegram ou Reddit. Certifique-se de seguir a NULS no Twitter para obter as últimas notícias e atualizações. Você também pode nos seguirem outras redes sociais como FacebookSteemit e GitHub.

NULS — Nada Torna a Blockchain Mais Fácil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui