Os microsserviços representam o próximo passo evolucionário com direção a blockchains flexíveis, rápidas e ágeis com funcionalidades cross-chain interagindo com incontáveis aplicações. Tanto a Blockchain como a arquitetura de microsserviços são modulares e incentivam uma interação entre partes constituintes.

Esse é o próximo passo no oferecimento de blockchains para todos no intuito de tornar a tecnologia disponível para qualquer negócio, grande ou pequeno.

A NULS foi projetada em volta do conceito de módulos em microsserviços. Esses módulos precisam constantemente passar informações para lá e para cá. Um módulo resistente e leve com mensagens ultrarrápidas é necessário para facilitar tudo. Com o ecossistema da NULS, esse intermediário é a Nulstar. A Nulstar é o modulo mestre de comunicação que transmite mensagens entre módulos individuais.

Ela age como a camada básica de comunicação da NULS.

# O que são microsserviços?

Microserviços são uma arquitetura modular onde os serviços são processos independentes que se comunicam entre si e com uma rede para alcançar objetivos em comum. É o contrário da aplicação monolítica, que usa um programa extremamente grande para oferecer diversas funções.

  • Quando uma aplicação monolítica requer uma atualização para um erro pequeno, toda a aplicação deve ser atualizada.
  • Atualizar um único recurso em uma arquitetura monolítica pode interferir no código em outras partes da aplicação, dificultando o processo de atualização.

A arquitetura de microsserviços é diferente no sentido de que ela retrata um conceito orientado por rede que não depende de um módulo único. Ela incorpora vários serviços independentes e interdependentes visando objetivos das aplicações.

Esse agrupamento de múltiplos serviços pode ser implementado usando diferentes linguagens de programação. Um módulo Python pode interagir com um módulo Java. Esses serviços geralmente são pequenos em tamanho e desenvolvidos de maneira autônoma. Também são descentralizados frequentemente implementados de forma independente.

Muitas grandes empresas já trocaram infraestruturas monolíticas pela arquitetura de microsserviços, pois entenderam que era difícil escalar por permanecerem com a configuração inicial. Alguns exemplos incluem a Amazon, Uber e a Netflix, entre outras. Aqui está a arquitetura da Netflix depois da adoção de microsserviços:

# A NULS e os Microsserviços

A NULS adota os benefícios dos microsserviços no cenário das blockchains — o que, por natureza, incentiva decentralização automação. A capacidade de escalar e a adaptabilidade das primeiras blockchains deixam muito a desejar.

Por exemplo, enquanto o Ethereum permite a criação de aplicações descentralizadas e novos tokens, os desenvolvedores precisam aprender Solidity ou outra linguagem similar para contratos inteligentes. Eles devem saber disso bem antes de compreenderem as complexidades do Ethereum. Isso reflete diretamente nos custos e esforços de desenvolvimento.

# Blockchain-in-a-Box

A NULS oferece uma solução chamada de blockchain-in-a-box que se apoia em seis módulos básicos. Essa abordagem modular elimina a necessidade de os desenvolvedores aprenderem conceitos técnicos complexos, criptologia e mecanismos de consenso. Um sistema, app descentralizado ou qualquer outro tipo de aplicação pode ser integrado rapidamente à sua própria blockchain.

A Nulstar é uma porta C++ do protcolo NULS que suporta microsserviços. Pense na Nulstar como uma estação telefônica central que direciona ligações para onde quer que seja preciso. Cada mensagem entra e sai em um formato que todos os módulos entendem.

Os módulos podem ser desenvolvidos em diversas linguagens de programação, contanto que eles possam enviar e receber mensagens formatadas nas especificações da Nulstar. Cada modulo é basicamente sua própria aplicação e pode até rodar em seu próprio ecossistema. Isso permite que empresas personalizem uma blockchain para suas necessidades específicas e não se preocupem com uma estrutura muito complexa.

A Nulstar deixa que empresas integrem módulos que pouco têm a ver com blockchain, incluindo agendamentos, contabilidade, folhas de pagamento e mais. O que une todos esses módulos é o fato de que eles se comunicam entre si com base em um conjunto de regras utilizando websockets JSON como formatos de transporte iniciais.

Eventualmente, a Nulstar permitirá que desenvolvedores compartilhem módulos em um repositório em comum, habilitando negócios e outros desenvolvedores a usar estes módulos e desenvolver a partir deles.

Atualmente, a NULS possui dois produtos que permitem que qualquer um construa novas cadeias através da seleção de módulos existentes. Esses produtos são a ChainFactory e a ChainBox.

Em resumo, esses são os benefícios da arquitetura de microsserviços:

  • Resiliência — Na monolítica, toda a aplicação pode ser comprometida se uma única parte falhar. Isso não ocorre com os microsserviços, onde a independência de tais serviços soma-se à resiliência de toda a infraestrutura.
  • Escalabilidade— Cada serviço pode ser escalado independentemente sem atrapalhar toda a base de códigos (como as aplicações monolíticas).
  • Atualizações simples— Se um negócio passar por um aumento na demanda por um serviço em particular, ele pode atualizar apensa aquele serviço específico enquanto mantém a disponibilidade de todo o resto.
  • Desenvolvimento distribuído — São incentivadas equipes pequenas e independentes que sejam responsáveis apenas pelos seus serviços. Isso acelera um desenvolvimento autônomo de equipe.
  • Mais opções tecnológicas – As equipes podem escolher a melhor ferramenta para se adequar às suas necessidades. Nenhum único modelo ou linguagem está a cargo de nada.

Por fim, uma rede blockchain apoiada por uma arquitetura de microsserviços é muito mais escalável, ágil, adaptável resiliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui