Analista principal da PrimeXBT: os tokens de economia compartilhada podem ser o próximo gerador de riqueza

O mês de março viu aumentos significativos de preços em tokens nativos de projetos de economia compartilhada, especialmente aqueles para armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos. Tokens como ANKR e STORJ obtiveram ganhos percentuais de três dígitos depois que a Coinbase os adicionou, e o mesmo aconteceu com os tokens FIL e LPT depois que Grayscale começou a oferecer relações de confiança com base nos últimos.

Qual é a agitação com essas criptomoedas e por que elas estão tendo lucros tão grandes em apenas 1 mês?

A única coisa que esses tokens têm em comum é que todos são tokens de projeto de economia compartilhada. Enquanto ANKR e STORJ oferecem soluções de armazenamento em nuvem descentralizadas, FIL é uma plataforma de compartilhamento de arquivos descentralizada e LPT é uma plataforma de streaming de vídeo descentralizada.

Esses conceitos não são novos. Eles já têm predecessores centralizados na forma de Amazon Web Services (AWS), Youtube, Dropbox, etc. Esses projetos estão tentando se tornar uma versão mais justa de suas contrapartes centralizadas. O seu objetivo não é ser controlado, governado ou censurado por ninguém, ao contrário de seus respectivos antecessores, que são controlados unilateralmente pela administração de suas respectivas empresas. Os usuários não têm direitos na versão centralizada, enquanto cada usuário na versão descentralizada pode ter direitos por meio da propriedade dos respectivos tokens.

O fato do conceito ser familiar, com as atuais representações centralizadas com uma grande base de usuários, facilita a adoção de representações descentralizadas. Por exemplo, o Youtube é a plataforma de conteúdo de vídeo mais visualizada e o armazenamento em nuvem já está entre as maiores indústrias do mundo. Portanto, é fácil convencer um homem comum na rua a simplesmente passar para “a melhor versão”, ao invés de tentar educar e convencer as pessoas comuns a aceitar conceitos novos e abstratos nos quais se baseiam. A maioria dos projetos de blockchain, que a maioria das pessoas tem dificuldade em entender, quanto mais em adotar.

As pessoas comuns também estão cientes do quanto as empresas cresceram no negócio da economia compartilhada. O Google, dono do YouTube, e a Amazon, líder na área de armazenamento em nuvem, têm uma capitalização de mercado de mais de US $1,5 trilhão cada. Claro, embora o YouTube e a Amazon Web Services não contribuam com 100% para os lucros de ambas as empresas, eles controlam uma parte significativa dos negócios. A receita de anúncios do YouTube foi de 11% da receita total do Google, enquanto a AWS respondeu por 57% da receita total da Amazon no ano passado. Portanto, esses projetos têm a vantagem de ter um precedente. O valor de entidades listadas como Google e Amazon pode ser usado como um guia para estimar o valor potencial da versão descentralizada do YouTube e AWS. Com isso, os investidores têm visibilidade nesses projetos, o que os torna mais dispostos a investir, o que faz com que tais projetos ganhem valor antes de outros projetos mais abstratos.

Com a Coinbase e Grayscale tornando esses tokens mais acessíveis aos investidores, mais pessoas poderão investir nesses projetos, o que provavelmente fará com que seu valor aumente ainda mais com o tempo. Os investidores iniciantes em criptoativos podem estar mais dispostos a investir, pois esses projetos têm propostas que eles já entendem.

Percebendo que o novo Google e a nova Amazon poderiam nascer desses projetos, os investidores estão acumulando os tokens dessas plataformas de economia compartilhada. Na esteira do aumento da demanda, outra plataforma de câmbio ganhou muita atenção. O BTT, o token nativo do popular protocolo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer BitTorrent, teve uma recuperação constante de 500% em março.

Embora os enormes aumentos percentuais em um curto período de tempo possam parecer excessivos à primeira vista, os ganhos podem ser sustentáveis, visto que esses projetos ainda estão muito subvalorizados em comparação com suas contrapartes centralizadas, mesmo após esses grandes aumentos de preços. A capitalização de mercado combinada dos 5 tokens mencionados acima é pouco menos de US $20 bilhões, enquanto o valor combinado da Amazon, Google e Dropbox é de 3 trilhões e está aumentando. Se esses projetos realmente tirarem a participação de mercado de seus pares listados centralizados, os investidores poderiam gerar retornos de 100x a 1000x com eles, o que significa que ainda não é tarde demais para entrar se for um investidor de médio a longo prazo.

Sobre Kim Chua, Analista de Mercado da PrimeXBT:

KIM Analista principal da PrimeXBT: os tokens de economia compartilhada podem ser o próximo gerador de riqueza

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.