À medida que o mercado de criptomoedas continua se consolidando, o preço de ETH dá sinais de vida depois de cair drasticamente de sua alta de $4.373. Desde que o hard fork de Londres foi implementado com sucesso na testnet em 24 de junho, a quantidade de ETH enviada para o contrato de staking ETH2.0 aumentou substancialmente, um sinal de otimismo por parte dos investidores de longo prazo de ETH.

A atualização de Londres consiste, por sua vez, em quatro atualizações que serão realizadas em intervalos semanais, com o objetivo final de implementar um consenso PoS sobre blockchain ETH, amplamente conhecido como ETH2.0, até o final deste ano ou início do próximo ano.

A atualização de 24 de junho consistiu no esperado EIP-1559, que divide uma taxa de transação típica na rede ETH em duas partes: a taxa básica e a taxa de prioridade. Enquanto a taxa de prioridade será paga aos mineradores, o EIP-1559 queima o componente da taxa básica da taxa de transação, que se espera que seja bom para o preço de ETH, já que as taxas de queima pagas em cada transação vão reduzir o fornecimento de ETH.

Mais de 130.000 ETH foram apostados no contrato de depósito ETH2.0 no dia da implementação do testnet, elevando o número total de ETH apostados para mais de 6 milhões de unidades, cerca de 5% de seu estoque atual. Embora não seja uma proporção excessivamente alta em comparação com outras blockchains de PoS, esta é uma grande porcentagem, pois grande parte do fornecimento de ETH já foi bloqueado em outras aplicações. O fato dos stakers estarem dispostos a adotar uma abordagem de longo prazo para não retirar ou vender sua participação no ETH por cerca de dois anos é mais uma prova de seu nível de confiança.

Os dados mostram que atualmente cerca de 23% da oferta de ETH está depositada em contratos inteligentes, sendo 5% em ETH2.0 e mais 7% em protocolos DeFi, tornando este montante de ETH indisponível no mercado. Em termos de magnitude, este montante aumentou cerca de 600% desde o início deste ano, e espera-se que continue na mesma trajetória ascendente à medida que nos aproximamos da rede principal com o London Hardfork antes do final de julho, e ainda mais nas eventuais fases finais de ETH2.0 ainda este ano. Com o final deste ano ainda a uns bons 6 meses de distância, não é muito otimista esperar outros 23% ou mais do fornecimento de ETH bloqueado de agora até então. Podemos projetar com bastante segurança que mais fornecimento de ETH poderá ser bloqueado no segundo semestre do ano.

Outra métrica que mostra a extensão da crise de abastecimento de ETH é a posse de ETH por baleias. As baleias ETH, que possuem mais de 10.000 ETH, atualmente possuem mais de 70% do fornecimento atual de ETH. Sem ver redução no gráfico abaixo, pode-se deduzir que esse grupo de baleias são acumuladores de longa data que quase não realizaram vendas, principalmente desde meados de maio, após o preço de ETH ter corrigido sua alta.

Além de mais oferta de ETH sendo bloqueada, o mecanismo de queima da taxa básica também vai remover mais oferta de ETH do mercado. Esta atualização já começou no testnet em 24 de junho e desde então queimou cerca de 89.000 ETH em 11 dias, ou 8.000 por dia. A queima de 8.000 ETH por dia se traduziria na queima de cerca de 3 milhões de ETH por ano, cerca de 2,5% do fornecimento. Embora a taxa de inflação anual estimada de ETH esteja em torno de 3,7% atualmente, espera-se que caia para cerca de 1% após a transição de ETH para a ETH2.0 no próximo ano. Isso efetivamente significa que a partir do próximo ano, ETH pode se tornar deflacionária com uma taxa de deflação de 1,5% ao ano!

http://watchtheburn.com/

Com o BTC ainda inflacionário a uma taxa de 1,77% ao ano, o fato de ETH se tornar deflacionária a uma taxa de 1,5% ao ano a partir do próximo ano faz com que ETH tenha uma cobertura de inflação ainda melhor do que o BTC.

Com grande parte de ETH presa e mantida pelas baleias no longo prazo, conforme ela passa de um ativo inflacionário para deflacionário no próximo ano, espere que o preço de ETH suba substancialmente e dispare conforme nos aproximamos do ano que vem.

Sobre Kim Chua, analista principal de mercado da PrimeXBT:

Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui