Iniciado em 27 de setembro de 2017, a NULS é um projeto global de código aberto, suportado pela sua comunidade e cuja principal rede foi lançada em julho de 2018. Desde a sua criação, a NULS manteve seu compromisso de tornar o blockchain fácil e simples. Para facilitar isso, NULS adotou uma abordagem modular com a versão NULS1.0, para incluir um processo de construção de cadeia ao lado de um ecossistema de cadeias múltiplas e cadeias cruzadas.

Em relação à modularidade da NULS 1.0, ainda havia espaço para melhorias. A fim de facilitar o acoplamento entre os módulos e estabelecer uma base sólida para construção de cadeia e cadeia cruzada, a equipa principal da NULS e os membros da NULS CCC (NULS Code Craft Council) criativamente combinaram a arquitetura de micro-serviço com o blockchain para projetar uma marca nova arquitetura NULS 2.0.

1. Construção de Cadeia Modular NULS 2.0

1.1. Design em camadas

A maioria das empresas com requisitos de construção de cadeia, pretendem usar a tecnologia blockchain para resolver os problemas reais, sem ter de investir muito no desenvolvimento subjacente, tal como na maioria dos sistemas comuns. Assim, a NULS adotou um projeto em camadas para separar a camada de negócios da camada inferior para permitir que as empresas se concentrem no próprio desenvolvimento do negócio quando desenvolvem um projeto de base blockchain.

Para otimizar a modularidade, atingindo a independência completa dos módulos e melhorar o grau de personalização das empresas na construção de cadeias, a NULS introduziu a arquitetura de micro-serviço no design em camadas.

Com a arquitetura de micro-serviços, as empresas podem-se concentrar em exclusivo no desenvolvimento do negócio. Além disso, a NULS fornece bibliotecas de serviços básicos para cada módulo de serviço individual para lidar com questões básicas, como a comunicação entre os módulos, o que pode reduzir ainda mais o custo de desenvolvimento e simplificar o desenvolvimento.

O projeto em camadas da NULS consiste em três camadas, ou seja, (1) camada de infraestrutura de micro-serviço; (2) camada de serviço básico blockchain; e (3) camada de aplicação DAPP.

1.2. Camada de Infraestrutura de Micro-serviço

Tratando-se do núcleo da NULS 2.0, a primeira camada de infraestrutura de micro-serviços é chamada NULSTAR. É uma estrutura subjacente de micro-serviço de blockchain, usada principalmente para realizar a detenção, registo, comunicação de serviço e outras funções exigidas pela arquitetura de micro-serviço.

Para as empresas com a preferência de construir uma cadeia baseada na arquitetura de micro-serviços, elas podem desenvolver diretamente o blockchain na NULSTAR sem a necessidade de se preocupar com o desenvolvimento subjacente.

A fim de reduzir a carga de trabalho de construção de cadeias para empresas, a NULSTAR também apresenta muitas funções comuns, como relatórios, autorizações, atualizadores, tradutores, etc. Desta forma, as empresas podem usar diretamente as funções internas fornecidas pela NULSTAR, sem a necessidade de desenvolvê-los por si mesmos.

1.3. Camada de Serviço Básico Blockchain

A segunda camada da NULS2.0 é a camada básica de serviço blockchain. Nessa camada, a NULS divide o sistema blockchain em diferentes módulos baseados na arquitetura de micro-serviço, mas que correspondem maioritariamente ao módulo geral e módulo de negócio.

O módulo geral é o módulo principal necessário para todos os blockchains, este inclui módulo de rede, módulo de contabilidade, módulo de conta, módulo de transação, módulo de consenso e módulo de gestão de bloco. O módulo de negócio é desenvolvido pelas empresas de acordo com seus requisitos de negócio específicos.

Ao construir uma cadeia na forma modular fornecida pela NULS, as empresas precisam apenas selecionar o módulo geral do repositório do módulo NULS para construir uma cadeia básica e, de seguida, integrar o módulo de negócio com a cadeia básica.

A arquitetura de micro-serviço adotada pela NULS melhora ainda mais a independência entre os módulos. Não há dependência de código entre os módulos e cada módulo pode ser implantado independentemente e servir sistemas externos.

Isso é a grande mais-valia comercial para as empresas que usam NULS para construção de cadeias modulares. O negócio de empresas de grande dimensão é frequentemente muito complexo, por esse motivo é essencial dividi-lo para reduzir a sua complexidade e facilitar a manutenção. Construir uma cadeia baseada em NULS facilita muito esse processo. Assim, quando houver necessidade de alterar o blockchain, a empresa só precisa desenvolver o módulo correspondente e depois substituir o original, o que não terá nenhum impacto sobre outros módulos, de modo que a estabilidade do sistema possa ser assegurada. Quanto a novas funções de negócio, a empresa pode desenvolver novos módulos e adicioná-los ao sistema, o que é muito simples e pode ajudar a reduzir os custos operacionais. Além disso, não há restrição para a linguagem de desenvolvimento na NULS, ou seja, a empresa pode usar qualquer linguagem para o desenvolvimento de módulo de negócio.

Nos casos em que a empresa deseja personalizar o blockchain com um mecanismo de consenso diferente da NULS, isso também é possível. Estes podem simplesmente desenvolver seu próprio módulo de consenso para substituir o módulo de consenso fornecido pela NULS. Em comparação com outros projetos de construção de cadeia, a NULS não limita a empresa a usar o seu mecanismo de consenso, o que a torna altamente flexível na obtenção da personalização ideal.

4. Camada de Aplicação DAPP

Para ajudar as empresas a criar seu próprio ecossistema blockchain, a NULS 2.0 também projeta a terceira camada — uma camada de aplicação DAPP.

Os desenvolvedores que desejam desenvolver DAPPs no blockchain com base em NULS podem conectar-se ao blockchain através da interface fornecida pelo conector na NULSTAR, a fim de obter acesso a vários serviços. Para além disso, a NULS também disponibilizará na sua terceira camada, a sua biblioteca de aplicativos básicos para DAPPs, para ajudar os desenvolvedores a lidar com mensagens de rede e protocolos de comunicação, etc…. Isto tudo para que os desenvolvedores possam-se concentrar mais no desenvolvimento de negócio do DAPP e reduzir ainda mais o custo de desenvolvimento destas.

2. Construção de cadeia num clique

A NULS acredita que num futuro próximo haverá uma necessidade crescente das empresas usarem blockchains para resolver seus próprios problemas de negócio. Embora a construção de cadeia modular na NULS 2.0 possa reduzir bastante o seu custo operativo, o desenvolvimento de módulos de negócio ainda é uma necessidade. Para pequenas e médias empresas com recursos limitados e pouca capacidade técnica, subsistem ainda muitas dificuldades. A fim de acelerar a implementação da aplicação blockchain e ajudar as empresas a resolver os problemas de complexidade na construção de cadeias e custos, a NULS espera realizar “construção de cadeias num clique” através da interface gráfica fornecida pelo núcleo de produto Chain Factory.

Chain Factory é implementada com base no repositório do módulo NULS, que é mantido em conjunto pela equipe central da NULS e pela comunidade técnica da NULS com módulos básicos integrados desenvolvidos pela NULS. Outros desenvolvedores também podem participar do desenvolvimento dos módulos enviando o trabalho desenvolvido para o repositório de código. Depois de passar a revisão, o módulo pode ser incluído no repositório do módulo para uso público. Com a melhoria contínua do repositório de módulos, a NULS fornecerá módulos mais gerais e módulos de negócios mais específicos, pelo que se tornará uma biblioteca de desenvolvimento básica aplicável a diferentes setores, fornecendo soluções completas de blockchain para um leque mais abrangente de empresas.

Chain Factory em si é um blockchain no qual os “nós” podem executar várias cadeias ao mesmo tempo. Desta forma, o blockchain construído através da Chain Factory pode ser executado diretamente nos “nós” da Chain Factory, o que evita o trabalho de configurar o ambiente de operação do “nó” blockchain e reduz consideravelmente o custo.

Cadeia de construção pode ser realizada através de Chain Factory em apenas quatro etapas:

  1. Selecione os módulos necessários no repositório de módulos da Fábrica de Cadeia;
  2. Configure os parâmetros básicos do sistema e preencha as informações do bloco de gênese;
  3. Preencha o método de introdução da cadeia e de execução em cadeia, como o objetivo principal da cadeia, seja executá-lo diretamente no nó da Chain Factory;
  4. Pagar um depósito e transmitir uma transação de construção de cadeia, após a confirmação da transação, a nova cadeia será construída com sucesso.

Se optar por usar diretamente o “nó” da Chain Factory para executar seu blockchain, o “nó” determinará se o módulo selecionado já existe. Caso contrário, será executado primeiro do repositório de módulos. Nesta situação, a sua corrente será executada automaticamente. Caso entenda, também pode optar por configurar seus próprios “nós” para executar o seu blockchain.

Através da interface gráfica fornecida pela Chain Factory, as empresas e os desenvolvedores só precisam passar por uma configuração simples para construir uma cadeia com facilidade e eficiência, levando a economias significativas de custo e tempo. A “construção de cadeia num clique” da Chain Factory acelerará a implementação de aplicações comerciais de blockchain, permitindo-nos visualizar a função de paralelos de várias cadeias.

3. Ecossistema de Cadeia Cruzada NULS

No futuro, haverá mais e mais blockchains, por isso será uma obrigação para realizar a intercomunicação entre as cadeias e fazer circular o valor e dados. Para atingir este objetivo, a NULS fornece sua própria solução de cadeia cruzada.

3.1. Solução de cadeia cruzada NULS

A cadeia cruzada NULS é baseada na rede principal da NULS, onde todos os blockchains se comunicam apenas com a rede principal da NULS. A verificação da transação é realizada pela rede principal da NULS e cada cadeia paralela confia nos resultados da verificação.

Os blockchains desenvolvidos com base na NULS podem selecionar diretamente o módulo de cadeia cruzada fornecido pela NULS e integrá-lo ao sistema para utilizar a função de cadeia cruzada. O módulo de cadeia cruzada da NULS implementa o protocolo NULS de cadeia cruzada, que pode comunicar facilmente com a rede principal e então transferir os ativos para outras cadeias paralelas através da rede principal NULS.

Para cadeias públicas como Ethereum, Bitcoin e outras que não são afetadas pela NULS, a NULS fornece uma camada de conversão de protocolo comum para permitir que estes se comuniquem com o blockchain no ecossistema NULS. A camada de conversão de protocolo também se pode comunicar com cadeias públicas como a Ethereum e a rede principal da NULS, que realiza a intercomunicação com outras cadeias paralelas no ecossistema NULS de forma indireta.

3.2. Formação de ecossistema de cadeia cruzada

Devido à arquitetura de micro-serviço, o blockchain construído na NULS pode facilmente utilizar a função de cadeia cruzada, adicionando diretamente o módulo de cadeia cruzada ao protocolo de cadeia cruzada integrada NULS e na intercomunicação de dados e valores com outras cadeias paralelas.
A camada de conversão do protocolo NULS também permite que outras redes públicas se comuniquem com a rede principal da NULS, comunicando-se indiretamente com outras cadeias paralelas no ecossistema NULS.
Em 28 de março de 2019, a equipa principal da NULS lançou a NULS 2.0 versão Alpha — PanGu v1.0. Neste preciso momento, empresas e indivíduos podem realizar construções modulares de cadeias baseadas na NULS2.0. O nascimento da Chain Factory no futuro permitirá ainda mais o processo através da “construção de cadeia num clique”. Nesse momento, o paralelo de múltiplas cadeias será possível no ecossistema NULS, que estabelecerá uma base sólida para a construção do ecossistema de cadeias cruzadas.

Conclusão

  1. Baseado na arquitetura de micro-serviço, a NULS realiza o desacoplamento de módulos na camada de código, sem restrição na linguagem de desenvolvimento. O blockchain construído na NULS será equipado com boa escalabilidade, o que é propício para a subsequente alteração e manutenção, o que reduz o custo de operação da empresa.
  2. A NULS desenvolverá o produto principal Chain Factory com o repositório do módulo NULS para utilizar o “construção de cadeia num clique” e ajudar empresas e desenvolvedores a construir seu próprio blockchain de forma eficiente;
  3. A NULS irá acelerar a implementação de aplicações comerciais de blockchain através da construção modular de cadeias e “construção de cadeia de um clique”. Haverá um ambiente de paralelos de cadeias múltiplas no ecossistema NULS, que é uma base sólida para a construção do ecossistema de cadeias cruzadas da NULS. No futuro, as soluções de cadeia cruzada da NULS realizarão o ecossistema de cadeias cruzadas NULS de numerosas intercomunicações de cadeia.

A NULS Core Team — #Nulsdeep e sem dormir até a adoção.


Junte-se à nossa comunidade Telegram e explore a NULS!

[traduzido e adaptado do original: https://medium.com/@nuls/nuls-a-one-click-chain-building-and-cross-chain-ecosystem-571c537d6f50]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui